Orquestra
A ideia da construção da Orquestra Giusi Lauro - Reciclando Sonhos iniciará uma nova proposta que tende a transpor as dificuldades encontradas em nosso país para a formação de conjuntos musicais estáveis e duradouros. Pretende sensibilizar a sociedade ao ponto de tornar-se um bem cultural durável para o município e região.
A proposta ganha maior destaque por já possuir parceiros interessados em sua realização, a exemplo de um grupo de amigos de uma amante da música, Giusi Lauro, falecida em 2015 - onde ela estiver, estará regendo os caminhos e os passos desta orquestra e carinhosamente é a madrinha do projeto. Fatores como este nos deixa perto de tornar este projeto em realidade num curto espaço de tempo.
A Orquestra promoverá apresentações culturais a cada semestre e um Concerto de Encerramento que proporcionará aos seus alunos a oportunidade de dividir palco com uma personalidade do cenário musical brasileiro, ocasião em que serão apresentados os resultados técnicos conquistados ao longo deste período de dedicação a aulas e ensaios.
Este projeto tem como objetivo ser uma ferramenta de enfrentamento da situação social desfavorável vivido por crianças e adolescentes que residem nas áreas de habitações precárias na região do Porto Meira em Foz do Iguaçu/PR. Esta situação é bem observada devido a desagregação familiar e comunitária, que propiciam escolhas de caminhos de exclusão e situações de risco, como visto nos altos índices de violência na cidade.
Com isso iremos formar:
- Uma orquestra com instrumentos de materiais reciclados utilizando o aprendizado musical como meio para o desenvolvimento humano e (re)construção da cidadania dos participantes;
- Mostrar que a reciclagem é um meio de extrema importância para a preservação ambiental através do incentivo de materiais reciclados;
- Melhor a auto-estima dos participantes através do conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura presente no cotidiano;
- Trabalhar valores de integração, participação, iniciativa, solidariedade, respeito, presença, auto-estima e inclusão social.
O projeto irá atender 50 crianças e adolescente com idades de 08 a 18 anos, que além de beneficiar esses jovens, irá favorecer indiretamente seus familiares.
Para dar início ao projeto serão necessários:
- Selecionar e contratar 01 profissional de nível superior, formado na área de música;
- Confeccionar as apostilas do projeto;
- Confeccionar os uniformes dos participantes
- Aquisição de material de expediente.
COMO SERÃO AS AULAS DE MÚSICAS
As crianças e os adolescentes serão divididos em turmas de acordo com a faixa etária e frequentarão as aulas duas vezes por semana.
Para alcançar os objetivos mencionado acima, o projeto prevê a realização de 04 módulos com duração de um ano cada, que deverão ocorrer de forma gradativa e sistemática. O aprendizado e apropriação da linguagem e dos símbolos musicais é o primeiro passo para se chegar ao objetivo final. Tendo as aulas ministradas por um professor de música e com apoio de um luthier para a confecção e criação dos instrumentos, provindos de sucatas e reciclados, juntamente com assistentes e equipe de apoio que se responsabilizarão por oferecer condições para que os jovens desenvolvam de acordo com os seguintes módulos.
a) Modulo 1 - Curso de Musicalização
b) Modulo 2 - Oficina de Formação Orquestra
c) Modulo 3 - Oficina de Luteria Experimental 1
d) Modulo 4 - Oficina de Luteria Experimental 2